As técnicas de treinamento de rédeas permitirão que o cavalo atenda prontamente a uma somatória de diferentes comandos que devem ser dados pelo cavaleiro, quer sejam através da voz, da mudança do centro de equilíbrio, pressão de pés e pernas ou contato nas rédeas.
O cavalo iniciado em rédeas terá maior facilidade para realização de diferentes manobras, quer sejam a parada ou esbarro, a mudança repentina de direção, a alteração nos diferentes andamentos ou um galope bem equilibrado.
As manobras e os exercícios básicos usados no treinamento do cavalo de rédeas são:
Esbarro: É a parada repentina do cavalo, quando solicitada, independente da velocidade em que o animal estiver.
Roll back: É quando após o esbarro o cavalo faz um giro de 180° sobre os membros posteriores.
Recuo: É o movimento solicitado para o cavalo andar para trás.
Troca de mãos: O cavalo que não for capaz de realizar trocas de mãos rápidas e suaves jamais será um vencedor nas provas de seis balizas.
Arco-reverso: Treinamento utilizado no flexionamento do cavalo. Sua coluna deverá fazer um arco, colocando a cabeça em sentido contrário ao círculo que estiver realizando.
Ladear: Treinamento fundamental para que o animal saiba deslocar seus membros, equilibradamente, cruzando-os.
Spin: É a manobra em que o cavalo fica com um dos seus posteriores praticamente fixos no solo, girando todo o seu corpo apoiado neste membro, cruzando suas mãos rápida e equilibradamente.
Flexionamento de costelas: Exercício fundamental para que o animal possa ser um grande atleta, com capacidade para flexionar e movimentar todo o seu esqueleto e musculatura com potência e equilíbrio.