Marketing de produto, marketing de serviço, afinal, o que é isso? O que ele faz? Qual o seu objetivo? Quais são as suas estratégias? Pois bem, vamos lá?


“O marketing de produto é destinado a criar intercâmbios para produtos ou linha de produtos tangíveis: roupas de cama, produtos para higiene pessoal, automóveis, câmeras fotográficas etc.“, explica Alexandre Augusto Martins, Professor do Curso CPT Marketing em Hotelaria.

Para esse tipo de marketing, cabe ao profissional organizar o sistema de ações, os esforços de pesquisas, o desenvolvimento de produtos, a distribuição, reposição, manutenção e o atendimento aos consumidores.

Pode-se considerar que o marketing, ao lidar com produtos, vê suas ações surtirem efeito de maneira mais rápida, mais fácil e mais eficientemente do que quando atua com serviços. Isso porque é mais claro para os consumidores algo que possam tocar, sentir e mensurar.


A padronização também exerce papel importante nesse contexto, já que é por causa dela que o mesmo produto pode ser oferecido em diferentes regiões. É como se o consumidor lidasse com algo líquido e certo, cujas características não mudam enquanto considerada a vida útil do produto.

O marketing de serviços, por sua vez, é destinado a criar intercâmbios para produtos intangíveis: viagens, hospedagens, turismo, diagnósticos médicos, cortes de cabelos, shows, eventos, buffets etc.  Para esse tipo de marketing, cabe ao profissional organizar o sistema ações, os esforços de pesquisas, desenvolvimentos, treinamentos e as qualificações de serviços prestados aos seus consumidores contratantes.

Tendo em vista que o marketing de serviços lida prioritariamente com promessas, ou seja, com expectativas – pois não há algo tangível que possa assegurar de antemão sua qualidade – é mais difícil para o profissional de marketing trabalhar com ele.