Não é verdade que o marketing cria necessidades ou que induz as pessoas a comprarem coisas
que não desejam. “As necessidades já existiam antes do marketing”, explica Ricardo Zatti, professor do Curso CPT Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias.


O marketing influencia a demanda, oferecendo o produto apropriado, atraente, disponível e pronto para ser adquirido pelos consumidores-alvo (Kotler, 1998).


O marketing estimula demandas pré-existentes por produtos ou serviços disponibilizados no mercado, através da administração e do controle do nível, da velocidade e da composição dessas demandas, buscando sua adaptação aos objetivos mais importantes de uma empresa, por exemplo.


Kotler (1998) colocou dentro do conceito de marketing novos propósitos de conceito humano,
consumo inteligente e imperativo ecológico, originando o conceito de marketing societal:


“O conceito de marketing societal assume que a tarefa da organização é determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvo e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade.”