Já fez o curso profissional de maquiagem? Está preparado para exercer a atividade? Está na hora então de providenciar seu kit de maquiador profissional, a começar pelos pincéis. A dica para você é: não economize e tenha o melhor jogo de pincéis. Aliás, vários deles, pois quanto mais, melhor!

É isso mesmo. O sucesso vem com a prática e chegará um momento em que a clientela será tanta que não haverá tempo para limpar e higienizar seus pinceis entre uma e outra. Então, não deixe de ter vários outros kits limpos na sua bolsa!

“É fundamental investir em um jogo de pincéis. Ter todos os pincéis necessários é uma obrigação dos maquiadores profissionais”, explica Prof.ª Juliana Paula Cardoso, do Curso CPT Profissional de Maquiagem. Você deve ter, no mínimo, dois para cada função mais executada durante a maquiagem, para que, enquanto higieniza um, o outro possa ser usado. Assim, você não perde clientes enquanto aguarda os seus pincéis secarem após higienização.

A forma de cada pincel foi pensada estrategicamente para facilitar a aplicação de um produto ou traço, como delinear, esfumaçar ou mesmo tirar o excesso sem alterar o que já foi feito. Ter um pincel específico confere precisão e mais facilidade e segurança.

Vamos aos principais deles:


1- Pincel fino

As cerdas juntas e a ponta fina garantem precisão no momento de delinear os lábios com batom. Essa é a principal função desse pincel, que evita o risco de borrões.

2- Pincel leque ou fan

Esse pincel em formato de leque é indicado para retirar excessos de produtos em pó, como resíduos de sombra, sem estragar o make, pois ele não retira o que foi aplicado embaixo. Pode ser usado ainda para uma leve aplicação de cor, como um pó iluminador.

3- Pincel chanfrado

O pincel chanfrado é indicado para executar traços delicados, como esfumaçar os traços feitos com o lápis de olho ou delineador.

4- Pincel duplo

Ele tem função dupla. A parte similar a um pente é usada para pentear as sobrancelhas, já as cerdas de escova separam os cílios após a aplicação de máscara preta, que costuma grudá-los. A escovinha de dente infantil pode substituir esse pincel.

5- Pincel para pó facial

Em forma espessa e circular, lembra uma brocha. É ideal para a aplicação de pó compacto. Nada de usar esponja, que sobrecarrega a pele de produto. O pincel fofo dá um acabamento refinado e natural.

6- Pincel para base

Com as cerdas largas e firmes, como um pincel de pintura, esse tipo é indicado para aplicação de base, pois dá precisão na aplicação e não deixa o produto concentrar-se muito em uma única área ou escorrer para outra.

7- Pincel para blush

Arredondado, fofo e menor que o pincel para pó, esse tipo é ideal para blush. O pincel para aplicar blush também deve ser grande e com forma circular. Afinal, a ideia não é marcar a maçã do rosto, mas aplicar uma cor de efeito natural, o que é impossível com um pincel pequeno.

8- Pincel de esfumaçar sombra

Com espessura fina e cerdas curtas no formato de remo, esse pincel é ideal para esfumaçar sombras, misturar, delinear e criar olhos gráficos.

9- Pincel esponja

Esse pincel tradicional, cuja ponta tem uma pequena esponjinha, é para aplicar sombra e marcar o côncavo. Vale ter pelo menos dois, um para cores escuras e outro para os tons claros.

10- Pincel bicolor de fibra ótica

O pincel bicolor tem cerdas pretas e tradicionais. As pontas são brancas, em fibra óptica, portanto mais finas. É muito usado em maquiagem para a TV, maquiagem para fotos, em senhoras, pois ele
proporciona a não retenção do produto sobre a pele.

Esponjas ou espumas
As esponjas ou espumas servem para aplicação de base e pó compactos. Separe cada uma para a sua função específica.