Como é o seu controle dos seus produtos? Muitos comerciantes que trabalham com o comércio agropecuário deixam de faturar bons lucros por mal manuseio dos produtos finais, é importante fazer um controle de qualidade dos seus produtos, desde o início da produção até o final. O Prof. Alberto Martins Rezende do Curso CPT de Comercialização Agrícola, ensina quais os fatores que podem afetar seus produtos.


Fatores que afetam a escolha do canal de comercialização

A) natureza do produto — a maior perecibilidade determina canais de comercialização mais curtos, ou seja, que locais de produção não distem dos centros de consumo, para evitar perdas. Em geral, quanto maior o valor unitário do produto, tanto maior a possibilidade de sucesso na comercialização direta, pois o lucro é obtido da venda de pequenas quantidades de tais produtos. Esses mesmos lucros, para serem obtidos com mercadorias de baixo valor unitário, requerem a venda de quantidades maiores e, consequentemente, há necessidade do concurso de distribuidores especializados.

B) Natureza do mercado — mercadorias de consumo restrito e bens de produção admitem um canal de comercialização curto, ao passo que, para artigos de grande consumo, que exigem maior trabalho de distribuição, é necessário adotar um canal de comercialização mais longo. Quanto menor o volume de vendas por consumidor, tanto menor a possibilidade de realizar a comercialização direta. Para selecionar seu canal de comercialização, o produtor deve considerar as atividades dos competidores.

C) Existência e características dos intermediários — deve-se determinar a presença ou não de intermediários especializados e qual seu comportamento e desempenho.

D) Considerações financeiras — quando há diversas opções na distribuição da mercadoria, o produtor deve escolher a que lhe oferecer maior lucro potencial, conquanto muitas vezes a necessidade de investimentos possa cercear a escolha.

Para poder escolher o canal é preciso, portanto, conhecer o custo de uso de cada opção. O lucro potencial é avaliado, multiplicando-se o volume de vendas previstos pelo lucro por unidade de produto.

Funções da comercialização
Por ser uma atividade realizada entre a produção e o mercado consumidor, a comercialização cumpre a função de proporcionar a adequação da produção (oferta dos produtos agrícolas) às preferências e necessidades dos consumidores (demanda dos produtos agrícolas), constituindo dessa forma um dos componentes da estratégia de marketing dos produtos agrícolas. A atividade denominada comercialização agrícola estabelece, pois, a relação entre o setor produtivo e o consumidor final.

Assim, a comercialização está relacionada com a transferência de propriedade e com a agregação de valor aos produtos agrícolas, podendo o valor percebido pelos consumidores (utilidades) estar relacionado ao tempo (armazenamento), ao lugar (transporte) e à forma (processamento). Essas atividades e arranjos institucionais são denominados funções do sistema de comercialização e definidos “como as atividades desempenhadas por instituições especializadas durante as diversas fases da comercialização”