Você sabia que os processos fisiológicos dos suínos, tanto os referentes à produção quanto à reprodução, só acontecem de forma eficiente diante da manutenção da sua homeotermia?

Sim. Por isso, “é de suma importância fornecer proteção térmica em dias de frio intenso, mas, sobretudo, dar condições para que eles dissipem seu calor corporal e troquem temperatura com o ambiente em dias mais quentes, a fim de equilibrarem sua temperatura interna”, explica Rony Antonio Ferreira, Professor do Curso CPT Mais Lucro na Produção de Suínos Melhorando a Ambiência.

O comportamento e a produtividade são fatores que influenciam diretamente na intensidade de calor produzida pelos suínos. Animais mais agitados, que se movimentam muito, liberam mais energia e consequentemente sentem mais calor.

Já animais altamente produtivos, seja por serem mais prolíficos, produzirem muito leite e, ou por ter uma alta taxa de conversão alimentar, possuem metabolismo mais acelerado, o que também os deixam mais desconfortáveis sob alta temperatura.

Nesse sentido, é importante que a lida diária vise à menor produção de calor, o que pode ser feito manejando-os em pequenos grupos por vez, nos momentos mais frescos do dia, com calma e ritmo tranquilo.