Os andamentos dos equinos são definidos pela coordenação do movimento dos quatro membros, com repetição a cada passada completa. Cada passada inteira é caracterizada por um ciclo completo de movimento com avanço dos quatro membros no solo.

O ritmo de um andamento é considerado regular quando ocorrem intervalos iguais entre os apoios dos cascos no solo durante o movimento”, explica Maria Gazzinelli Neves, Professora do Curso CPT Avaliação de Equinos: Conformação, Pelagens, Idade, Aprumos e Andamento.

marcha (batida ou picada) é um andamento natural, simétrico, a quatro tempos, com apoio alternado dos bípedes laterais e diagonais, intercalados por momentos de tríplice apoio.

Na marcha picada a frequência da troca de apoios é maior, a dissociação é mais evidente e os tempos de apoio lateral são ligeiramente maiores do que na marcha batida.

dissociação é uma característica da marcha. No momento do apoio diagonal, observa-se uma assincronia no tempo de deslocamento dos bípedes diagonais.

andadura é um andamento marchado, a dois ou quatro tempos, com apoio e avanço alternado dos bípedes laterais, intercalados por momentos de apoio total (quadrupedal).