A alimentação das baratas é bem variada, são onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade sobre esses insetos é que podem viver uma semana sem beber e até um mês sem comer.
“Devido ao seu alto potencial reprodutivo, essa praga produz altas infestações em um curto período de tempo e, apesar de viverem aglomeradas, as baratas não são consideradas insetos sociais”, explica Antônio Carlos P. Antunes, professor do Curso CPT Como Montar e Operar um Empresa de Controle de Pragas Domésticas.
Veja, a seguir, os passos que devem ser seguidos para o controle dessa praga:
♦ A inspeção é o primeiro passo. Deve-se avaliar o grau, o tipo e o local da infestação.
♦ É importante marcar um local para o começo da aplicação (ex.: porta da sala). O término da aplicação deve se encontrar no mesmo local do começo, fechando assim um ciclo.
♦ Após a inspeção, começar a aplicação pela pulverização com a pulverizadora costal manual ou a aplicação de gel nas possíveis áreas de infestação dessa praga (lembre-se de que essa praga habita frestas, gabinetes de pia, motores de geladeira etc.).
♦ A pulverização consiste em aplicar o produto líquido em todo o rodapé e frestas do local (fazer o pré-preparo da área a ser tratada).
♦ A aplicação de gel consiste em aplicar o produto em forma de gel em pontos estratégicos (não precisa fazer o pré-preparo da área a ser tratada).
♦ Aplicação de pó com a polvilhadeira em áreas elétricas e rede de esgoto.
♦ As iscas adesivas são utilizadas para a verificação do nível de infestação presente no local.
♦ Após as aplicações, deve-se levar em conta que, em algumas áreas, poderão estar saindo baratas. Nesse caso, reforçar estas áreas com outras aplicações.
♦ Pode-se aplicar o produto líquido com o atomizador, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa atingir partes que, na pulverização normal, não se atinge (difícil acesso) ou que há saturação do ambiente.
♦ Ao término das aplicações, fazer outra inspeção. Esta é para avaliar o local (ex.: se não ficou nenhuma luz acesa).