melão é uma planta rasteira. Das axilas do ramo principal desenvolvem-se três ou quatro ramos secundários que logo se igualam em desenvolvimento. Desses ramos, irão nascer outros que darão origem à flor feminina que será o futuro fruto.

Quanto à flor, apresentam-se na proporção de cinco masculinas para uma feminina ou hermafrodita. As flores nascem nas axilas das folhas. “As flores masculinas se apresentam em maior número, em grupo de três a cinco, em toda a extensão dos ramos“, explica a Frupex, Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, no Curso CPT Produção de Melão.

O meloeiro se multiplica pela reprodução cruzada, tarefa bem executada pelas abelhas quando saem em busca de néctar das flores. No voo, de um lado para o outro, os insetos carregam pólen de uma planta para outra.

Com a introdução das abelhas nas áreas de produção (cerca de 3 colmeias por hectare), ocorre aproximadamente 30% de aumento na produção, uma vez que elas são o principal polinizador da cultura do melão.

Recomenda-se evitar pulverizações com inseticidas durante a fase de florescimento, principalmente pela manhã.

Cuidados também devem ser tomados para que não se apliquem agrotóxicos nos horários de visitação das abelhas à cultura (entre 6 e 9 horas da manhã), pois esse procedimento pode reduzir a população das colmeias e a produtividade da lavoura.