“Dia de prova exige manejo especial. Cavalos de competição, esporte ou trabalho, despendem um esforço físico acentuado, que precisa ser compensado por uma nutrição balanceada e específica” afirma a professora Lúcia Viggiano do Curso CPT de Provas Equestres de Velocidade, com os melhores cuidados o seu cavalo obterá os melhores resultados nas provas.
No exercício, o animal perde sódio, cloro e potássio, através do suor. Além disso, ele necessita da reposição de energia representada pelos carboidratos e gorduras, além de magnésio, selênio, ferro, iodo, e das vitaminas E, C.
⇒ O cavalo é muito sensível a qualquer mudança brusca na sua rotina, principalmente a mudanças na alimentação. Por isso, toda mudança na quantidade ou qualidade da alimentação animal deve ser gradativa. Próximo às competições, não devemos alterar radicalmente a alimentação do cavalo atleta.
⇒ Fornecer constantemente o volumoso, preferencialmente na forma de feno ou pastagem, obedecer a intervalos rígidos entre as refeições com concentrados. O cavalo fica estressado se os horários da alimentação forem variados.
⇒ Alimentar o cavalo num ambiente calmo e tranquilo, se possível, individualmente.
⇒ A proporção de concentrado e volumoso deve ser de 50% e 50%, considerando a ingestão diária de matéria seca variando de 2,5% a 3% do peso vivo.
⇒ Deixar a maior parte do volumoso para a última refeição para cobrir o período noturno.
⇒ No dia da prova, a quantidade de volumoso deve ser reduzida em até 60%, antes da competição.
⇒ Como opção, pode-se aumentar o nível de carboidratos na alimentação, antes das principais e mais desgastantes competições.
⇒ O fornecimento de água deve ser interrompido duas horas antes da competição.
⇒ O concentrado deve ser oferecido de quatro a cinco horas antes do início da competição.
⇒ Depois da prova, dar um bom banho no cavalo para retirar os sais perdidos no suor, que ficam sobre a pele e o pelo. Evita incômodo do cavalo e evita machucados.
⇒ Depois do banho oferecer para o animal o restante do alimento em pequenas quantidades e água.
⇒ Fazer a reposição de eletrólitos perdidos no suor, oferecendo sal mineral.