“A suinocultura é uma atividade que exige muita dedicação para se alcançar bons índices de produtividade e, consequentemente, obter resultados econômicos satisfatórios. Nas inúmeras técnicas de manejo diário de uma granja, o manejo reprodutivo é um dos principais pontos de atenção do suinocultor, onde não bastam bons padrões nutricionais e boas normas de manejo, se os índices reprodutivos não forem também elevados”, confira mais dicas sobre suinocultura com o professor Paulo Brustolini do Curso CPT Criação de Suínos — Manejo de Reprodutores e Matrizes
Para que um programa de manejo reprodutivo seja eficiente e seus objetivos alcançados, devem ser considerados alguns fatores:
— Genética: devemos utilizar, o que existe de mais moderno, disponível em matrizes e reprodutores, melhorados, de acordo com o nível de instalação (construções) utilizada, e da finalidade da criação.
— Nutrição: adotarmos um programa de nutrição adequado, moderno, compatível com o nível do material genético utilizado, e possa definitivamente colaborar para o melhor aproveitamento do ganho de peso, conversão alimentar, eficiência de crescimento, menor deposição de gordura, e melhor qualidade de carcaça.
— Instalações: as construções deverão ser dimensionadas de acordo com o tamanho da granja e a finalidade da criação, bem como: modernas; funcionais e que permitam um manejo adequado, com a melhor racionalização da mão-de-obra.
— Sanidade: deveremos procurar manter o plantel livre de doenças que possam causar prejuízos econômicos, e afetar o desempenho, bem como manter monitorado, constantemente, o status sanitário da nossa granja.
— Manejo: podemos afirmar que 80% do sucesso de uma suinocultura depende exclusivamente do manejo, e que este será adotado, em função dos 4 itens, acima relacionados: genética, nutrição, instalações e sanidade.
Organização, controle e administração dos componentes de produção são aspectos prioritários em um sistema de produção. Em função disso, é imprescindível que o produtor tenha controle sobre os eventos dentro de seu sistema de produção na tentativa de alcançar maiores índices de produção.