“Graças aos estudos no campo da genética animal, atualmente a suinocultura conta com opções de animais para compor a atividade, os quais se diferenciam não apenas na composição da carcaça, como também no volume e rapidez da produção”, assim afirma o professor Rony Antonio do Curso CPT de Manejo de Reprodutores Suínos, confira mais sobre abaixo!
Dentre os tipos de suínos, destacam-se os híbridos comerciais, os quais reúnem as características positivas de várias raças em um só animal. Têm como vantagens a velocidade de crescimento acentuada, carcaça com mais carne e menos gordura e alta produtividade. Entretanto, por ser um animal de alta produção, exige bastante em termos de alimentação e cuidados.
Caso a granja não tenha condições de fornecer aos animais híbridos comerciais todo o suporte adequado para expressarem seu potencial genético, como ambiente e manejo nutricional adequado, pode-se optar por animais de raça pura, que, embora não produzam tanto quanto os híbridos, ainda rendem boas carcaças e com exigência de manejo relativamente menor.
Já a criação de animais sem genética, ou cuja genética não é de conhecimento do produtor, não é recomendada, pois dificilmente alcançarão produtividade comercial satisfatória
Criação das próprias matrizes
Vantagens:
⇒ O excedente do plantel de reposição pode ser vendido.
⇒ Os avanços genéticos podem ser conseguidos por IA.
⇒ É mais econômico.
⇒ Monitorar o histórico dos animais e suas características.
Desvantagens:
⇒ O melhoramento genético é mais lento (via inseminação artificial).
⇒ É preciso prever as necessidades de reposição.
⇒ Necessidade de manter avós ou animais de raças puras.
De modo geral, a granja pode produzir suas próprias matrizes ou adquiri-las de centrais de produção. Observe as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções:
Escolhendo criar suas próprias matrizes na granja, é necessário comprar as avós dos centros especializados, matrizes de ótima genética, para gerar as novas porcas da propriedade. Dentre estas, as que apresentarem boas características serão selecionadas para, também, se tornarem matrizes, e assim por diante.