“Há uma infinidade de jardins espalhados pelo mundo projetados com a arte da topiarias. Variam em sua estética de acordo com a cultura e a região em que se localizam. A arte da topiaria pode ser usada em harmonia com projetos de jardins em estilos” assim como a professora Vânia Silva do Curso CPT de Topiaria e Mosaicultura – Esculturas Vivas com Planta afirma.
Mosaicultura
Mosaicultura é a técnica de topiaria que, a partir do agrupamento de mudas de plantas de diferentes espécies ou de uma única, produz esculturas de texturas, cores, formas e tamanhos quase ilimitados. As obras da mosaicultura, geralmente, são montadas sobre algum tipo de estrutura e, em geral, cada mosaicultor tem a sua própria técnica.
Em 2000, no Canadá, a Mosaicultures Internationales Montreal organizou o primeiro evento da técnica de plantio de plantas ornamentais de maneira a compor figuras, com cores e texturas surpreendentes, aproveitando as características das várias espécies que as compõem.
Considerando que a definição de topiaria é a de “ornamento composto com plantas vivas”, a mosaicultura é uma de suas técnicas, além da poda, do direcionamento dos ramos e de tantas outras.
Num evento como este, tem-se a impressão de que o topiário e o mosaicultor são artistas que se tornaram jardineiros, ou o inverso. Quando seu trabalho está acabado, o mosaicultor entrega, com um misto de paciência e ansiedade, sua obra à Natureza, que fará seu acabamento. E como é generosa a Natureza!
Uma obra de topiaria nunca falaria, assim como o “Davi” de Michelângelo não falou. Mesmo, como conta tradição, levando uma martelada no joelho e sob a súplica do mestre italiano diante do mármore branco: “Parla!”. O topiário não precisa esperar que a vida tome sua obra, ele a vê em cada broto de um novo ramo que nasce formando sua escultura.