Se você é empresário ou pretende entrar para o ramo dos negócios, saiba que zelar pela segurança de seus colaboradores é de fundamental importância para a sobrevivência de sua firma.
Afinal, quem vai querer começar o seu próprio negócio respondendo a processos por acidentes ou doenças ocupacionais? Não é mesmo?
Pois bem. Muito se fala sobre o assunto, mas quais são os conceitos de segurança no trabalho e como aplicá-los no dia a dia de uma empresa, você sabe? Se a resposta é não, fique tranquilo. Vou explicar!
“Segurança no trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que devem ser adotadas para minimizar ou prevenir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do seu colaborador”, explica Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Indústrias.
E quais são essas medidas que envolvem o tema Segurança no Trabalho?
1- Procedimentos de higiene e segurança
Os funcionários são mais importantes do que os bens físicos. O capital humano é o que faz a diferença no terceiro milênio. E a indústria, em função dos riscos associados às operações, deve zelar pela segurança deles.
2- Impedir qualquer risco que coloque a saúde do funcionário em cheque.
O ambiente de trabalho deve ser limpo, livre de poluição e cheiro. Às vezes, a falta de um cesto de lixo causa poluição e sujeira no local de trabalho. Procure avaliar o ambiente. Avalie se o seu funcionário está à vontade e caso haja alguma dúvida, faça um investimento na qualidade, melhorando o ambiente de trabalho.
A legislação obriga todas as empresas, independentemente do número de empregados ou do grau de risco, a ter o PCMSO – Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional, que relaciona o trabalho dentro da empresa, o ambiente onde o trabalhador exerce as suas atividades, os prováveis riscos ambientais que ele pode se expor durante o período em que está dentro da empresa e, com isso, pode-se fazer o controle e promover a segurança não só do individuo, mas da coletividade trabalhadora.
Relação dos exames médicos habituais que se fazem no trabalhador. São eles:
♥ O exame de admissão do empregado.
♥ Os exames periódicos, que geralmente são exames anuais.
♥ O exame de demissão, quando o empregado se desliga da empresa, e o exame médico de retorno ao trabalho, no caso de o trabalhador ficar 30 dias ou mais afastado da empresa, por motivo de doença ou no caso da mulher, devido à licença maternidade.
♥ O exame de mudança de função, quando essa mudança resultar numa alteração de exposição a risco.
Exemplo:
O empregado trabalhava numa função onde não existia risco de ruído. Ele vai começar a trabalhar numa outra função onde há muito barulho de máquinas. Então, ele tem de fazer esse exame de mudança de função para ver se está apto a exercer essa atividade. Ele começa, então, a fazer os exames médicos para o controle biológico da sua saúde.
Ao final de 12 meses de implantação do programa, a empresa deve elaborar um relatório para fazer o levantamento estatístico do que ocorreu com a saúde dos trabalhadores nesse período.
A partir do resultado do controle, o grupo de prevenção propõe ações para o ano seguinte com o objetivo de manter sempre uma visão proativa, tentando minorar ou anular os riscos à saúde das pessoas.