“Apesar do inusitado da arte, do sentimento sublime da criação, a topiaria não precisa ser vista como técnica exclusiva de virtuosos artistas extremamente treinados, de talentos extraordinários”’, quem nos ensina mais sobre a topiaria é a professora Vânia Silva do Curso CPT de Topiaria e Mosaicultura – Esculturas Vivas com Plantas.


Qualquer pessoa informada, quando estimulada, consegue com a prática a habilidade e a desenvoltura, que dão asas à criatividade. Como tudo o que vem da Natureza, a topiaria é simples.


A topiaria pode ser vista assim: um conjunto de técnicas que dão forma a uma planta. Mas quando o técnico alia seus conhecimentos à magia da criação, conhecida apenas no homem e na natureza, ele eleva seu trabalho à arte. Muitas vezes, vemos a arte como algo encantado, misterioso. Essa sensação acontece porque não conhecemos as técnicas usadas. Mas aprender as técnicas é uma questão de estudarmos, e para dominá-las: a prática.


Mesmo desconhecidas, as técnicas que compõem a arte da topiaria são simples e a prática é muito prazerosa, pois movem em nós energias muito positivas. Influenciam nossa qualidade de vida, trabalhando a nossa sensibilidade e criatividade em parceria com a natureza, o que nos aproxima da paz e da harmonia, já que a planta, como qualquer ser, resplandece em vida, respondendo ao carinho, ao zelo, aos cuidados que todo ser vivo exige.


O conhecimento da arte da topiaria é muito importante não só para o técnico em jardinagem, mas para todos os profissionais que trabalham com plantas e arte, envolvendo desde um comerciante, os paisagistas, os decoradores, dentre outros.