Os ovinos são ruminantes que apreendem o alimento utilizando os lábios e a língua. São animais mais seletivos que os bovinos e menos seletivos que os caprinos.
No entanto, quando nascem eles não são ruminantes. Ao verem os adultos se alimentando, sobretudo as suas mães, os cordeiros, nos primeiros dias de vida, começam a ingerir sólidos e assim adquirem os micro-organismos necessários para desenvolver seus pré-estômagos os quais ainda são rudimentares. Eles passam a ser considerados ruminantes a partir da oitava semana de vida, aproximadamente.
Exigência nutricional diz respeito à quantidade de cada nutriente que o animal necessita para desempenhar suas atividades físicas e metabólicas. Assim, animais em gestação, em reprodução, em lactação, em crescimento, em mantença etc, terão exigências específicas.
Há outras especificidades sobre a alimentação dos ovinos, como:
– Utilizar alimentos baratos, porém de qualidade
– Sempre que possível, variar a alimentação.
– Sempre cumprir com os horários, pois os animais se adaptam à rotina.
– Retirar os alimentos (sobras) dos cochos para evitar que fermentem ou estraguem.
– Seguir um programa de mineralização.
Os ovinos são separados em dois sistemas: pastejo e confinamento. O manejo da pastagem é uma atividade de extrema importância pois ações como irrigação, adubação, calagem e outras mais afetam diretamente a composição da forrageira.
Outros fatores que ainda fazem parte desse manejo e interferem no desenvolvimento produtivo dos animais é a observação da altura do capim na entrada e saída dos animais nos piquetes e o respeito às taxas de lotação.
Geralmente, na ovinocultura, o confinamento é utilizado na recria e na terminação. Os animais confinados são divididos em lotes homogêneos, o que permite um ganho de peso uniforme entre todos eles, pois assim não há disputa de alimento entre animais maiores e menores.
No confinamento, o ideal é que seja calculada a quantidade de alimento que cada lote irá consumir no dia e que essa quantidade seja distribuída em porções ao longo do dia.