“Uma floricultura, como qualquer estabelecimento comercial, deve ser um ambiente agradável para quem vai frequentar, para os funcionários que ali vão para trabalhar e passar pelos menos um terço de suas horas diárias e para os clientes que vão para comprar”, de acordo com o professor José Geraldo Barbosa do Curso CPT de Como Montar uma Floricultura.


Para se montar uma floricultura devem ser observados quatro passos básicos:


1 — Localização da loja.
 É importante que o ponto comercial ou a localização da loja seja em área de comércio, com fácil estacionamento para os clientes, principalmente.


2 — Apropriação da rua com o verde.
 Isto é, expor externamente arranjos de folhagens e plantas, obedecendo, logicamente as disposições municipais sobre a ocupação de espaço público.


3 — Exposição adequada dos produtos.
 Os produtos de uma floricultura são, além de flores, folhagens em arranjos e ornamentos, diversos acessórios e outros adereços e produtos para jardinagem. Todos estes produtos devem estar muito bem expostos e organizados para atrair a atenção dos clientes.


4 — Qualidade no atendimento.
 O cliente é o rei. Está máxima é válida para qualquer empreendimento comercial no qual se quer lograr êxito, principalmente para o comércio de flores. As flores têm apelo psicológico e, como tal, devem ser oferecidas ao consumidor e quase sempre para ocasiões. O florista deve estar evoluindo sempre na sua proposta de mercado, saindo da situação genérica e agregando uma carga “lúdica” ao produto. Deve estar sempre inovando na forma de comunicar-se com o cliente. Por exemplo, se num mês não há uma data comercial ou famosa que motive as vendas, use anúncios, invente motivos para as pessoas oferecerem flores, aproveite comemorações locais de clubes, igrejas, empresas e faça promoções diversas.


⇒ Ofereça, de fato, artigos, arranjos, cestas lindas, bonitas, variadas e que motivem o cliente.


⇒ Uma floricultura deve ocupar um espaço suficientemente bom, calmo, agradável, limpo, arejado e bem organizado.