Com ação de emergência apropriada, um dente que seja batido inteiramente fora de seu soquete frequentemente pode com sucesso ser replantado e durar por anos.
“O dente deverá ser reposicionado e estabilizado; mas por um dentista. Se a polpa permanecer saudável, a seguir, nenhum outro tratamento será necessário”, explica Luciana Pereira de Moraes, Professora do Curso CPT de Primeiros Socorros — nas Escolas, nas Empresas e em Residências.
Por causa disso, é importante ser preparado e saber o que fazer, se isso acontecer a você ou a alguém com que você estiver no momento. A chave é atuar rapidamente, contudo, com calma, e seguir estas etapas simples:
• Pegar o dente pela coroa (a superfície de mastigação) não pela raiz. O dente deve ser segurado com cuidado – toque somente na coroa – para minimizar ferimento à raiz.
• Limpe o dente com água. Se sujo, enxágue delicadamente o dente com água, recordando, que não se pode segurar a superfície da raiz.
• Reposicione o dente no soquete, imediatamente, se possível. O dente é substituído. Para reintroduzir, introduza com cuidado o dente no soquete, com os dedos, ou posicione-o acima do soquete e da boca, lentamente. Prenda o dente no lugar com os dedos, ou delicadamente, mordendo para baixo.
• Mantenha o dente úmido em todas as vezes. O dente não deve ser deixado fora da boca para secar. Se não pode ser substituído no soquete, coloque-o em um recipiente com a própria saliva da vítima, ou em um recipiente com leite. Se nenhuma dessas práticas for possível, use a água (com pitada do sal se possível).
• Veja um dentista o mais cedo possível. Traga o dente a um dentista o mais cedo possível – idealmente, dentro de 30 minutos. Entretanto, é possível conservar o dente mesmo fora da boca, por uma hora ou mais.