Errado. Não é bem assim que acontece. Em se tratando de agricultura irrigada é importante conhecer a duração de cada fase do ciclo vegetativo das culturas, pois o consumo de água pelas plantas varia de acordo com a fase de desenvolvimento em que a cultura se encontra e com as condições climáticas locais.

Plantas jovens, para se ter ideia, necessitam de menor quantidade de água, mas, à medida que vão se desenvolvendo, a sua necessidade de água vai aumentando, explica Dr.ª Catariny Cabral Aleman, professora do Curso CPT Manejo de Irrigação.

O consumo de água pelas plantas é estimado por meio do cálculo da evapotranspiração das mesmas, em cada uma das suas fases de desenvolvimento, tanto para projeto quanto para o manejo da irrigação. Todavia, como é de se esperar, em razão das características próprias de cada cultura, a evapotranspiração potencial varia de cultura para cultura. Isso, por sua vez, dificulta a quantificação da evapotranspiração para as diversas culturas e diferentes condições climáticas.

A união de todas essas informações permite a definição do sistema de irrigação mais adequado para a lavoura e da forma de manejo, a qual engloba a conduta da irrigação, volume da lâmina e o intervalo entre as irrigações.