“Ao conceber um bouquet ou uma cesta de flores, pense que quem vai receber gostaria que ele durasse o máximo de tempo possível. Em sua loja, mantenha suas flores em rigorosas condições de conservação”, assim afirma o professor José Geraldo Barbosa do Curso CPT de Como Montar uma Floricultura, ele traz várias dicas para aplicar no seu negócio.


Para conservar melhor suas flores:

1. Corte o caule das flores delicadamente na diagonal, aproximadamente 1 cm de haste, repetindo esta operação a cada dois dias. Arranque as folhas que forem ficar submersas na água e coloque-as em um vaso ou compartimento com água fresca e limpa, tão logo possa.


2. Mantenha arranjos e vasos com flores sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol, ao vento, ao ar condicionado e a aquecedores que ressecam o ambiente.


3. Troque toda a água dos vasos ou do compartimentos com as flores, diariamente, sempre usando água fresca e limpa. Evite a proliferação de microrganismos e moscas que depositam suas larvas em água limpa.


4. Algumas flores são mais sensíveis que outras, por esse motivo é comum que algumas delas murchem e pereçam primeiro. Caso isso aconteça, apenas remova cuidadosamente as flores murchas, podando-as ou retirando-as do vaso.


Algumas práticas gerais e simples para a conservação de flores, que também podem ser ensinadas para seus futuros clientes:


– Colocar as hastes das flores em vasos contendo água, o mais rápido possível. Colocar o vaso em local onde a temperatura seja mais amena.


— Retirar as folhas que ficarem submersas.


— Trocar a água e cortar aproximadamente, 1 cm da haste a cada dois dias.


— Colocar açúcar na água, na concentração de 3% (30 gramas/1 litro de água).

— Usar produtos que reduzem a acidez da água, tendo ação germicida.

Ex.: ácido cítrico, limão, sulfato de alumínio

Obs.: Existem produtos no comércio com a finalidade específica de conservação de flores