As crianças devem aprender também sobre a educação financeira, é um conhecimento essencial na vida adulta e quando mais cedo elas souberem se relacionar com o dinheiro, melhor será para o futuro delas! A professora Michelle Gomes Lelis do Curso CPT de Educação Financeira e Empreendedorismo, afirma que:

” a educação para o consumo, dirigida aos jovens, tem efeitos sobre os seus familiares, pois, como se sabe, os pais aprendem com os filhos, visto que o processo de socialização na família opera nas duas direções”.

– O ciclo do consumo


A maior preocupação que o educador deve ter para com seus alunos é mostrar a importância para o nosso Planeta da Educação Financeira como tema transdisciplinar. Situar o aluno num contexto sócio-histórico-cultural faz parte de todo aprendizado, facilitando seu entendimento quanto ao assunto.

Para que a criança compreenda de forma fácil e eficaz, é necessário introduzir, desde o primeiro dia de aula, o Ciclo do Consumo. É com base nele desenvolvidos todos os conceitos e conteúdos afins.

O Ciclo do Consumo foi desenvolvido para facilitar a visualização e compreensão da criança, para assegurar seu entendimento quanto ao conteúdo do tema, a partir das experiências e observações em sala de aula.

O Ciclo do Consumo inicia-se com o ato de consumir um produto qualquer e o descarte incorreto do que não é utilizado, como, por exemplo, as embalagens plásticas de produtos alimentícios, higiênicos, etc. O material é lançado nas ruas, nos rios e parques, sem qualquer tratamento.

O descarte incorreto, decorrente de maus hábitos e falta de conscientização, resulta na poluição do meio ambiente em que se vive.

Com a ausência da coleta seletiva do lixo, do não reaproveitamento, da reutilização ou reciclagem do mesmo, o material descartado, sem tratamento, poluirá nossos solos, águas e ar. Dessa forma, coloca-se em risco nossas vidas, prejudicando, também, as gerações futuras.


– Esquema do ciclo do consumo


Outros exemplos podem ser apresentados como os carros produzidos a partir de um mineral, o aço, encontrado no solo. Ao usarmos esse produto, contribuímos para a destruição da camada de ozônio, poluindo o ar e prejudicando nossa saúde.

Ao perder sua utilidade, o carro não é reciclado, poluindo o solo. Como os recursos naturais são finitos, estamos contribuindo para a escassez desse mineral, pois seu descarte não tem retorno. Por tudo isso, prejudicamos a nós mesmos e nossas gerações futuras pelo simples ato de consumir.

A partir desse ponto de vista, fica mais claro justificar a importância e necessidade da Educação Financeira e a ligação dinheiro/consumo/meio ambiente para nossos alunos.


– Sugestão de Atividades


♦ Peça aos alunos que levem embalagens de produtos variados e discuta quais as informações que obtemos através delas.
♦ Leve embalagens recicladas e explore, também, o assunto do desenvolvimento sustentável.
♦ Prepare uma linda comemoração ou atividade para o Dia Nacional do Consumidor (15 de março).