Durante o dia, o pet ficará nos parques de recreação se divertindo com animais da mesma espécie e do mesmo porte. Ao longo do dia, deverá haver intervalos para refeição e descanso; à noite, o animal segue para sua baia individual.
“No hotel, o animal deve ficar hospedado em baias individuais com espaço fechado e, se possível, com quintal ou área particular, para maior conforto”, explica a Professora Alessandra Sayegh do Curso CPT Hotel para Cães e Gatos.
O hotel é responsável pela segurança do animal durante todo o período em que estiver hospedado.
Deve-se proporcionar um ambiente semelhante ao que ele está acostumado, incluindo alimentação e agenda de atividades similares às de casa. Os cuidados devem ser redobrados, já que os animais, quando afastados de casa, ficam fragilizados e, às vezes, agressivos, podendo comprometer a sua saúde.
A alimentação (e eventual medicação) deve ser feita de acordo com a orientação do proprietário e seguidas rigorosamente, para que não haja nenhuma rejeição ou reação adversa.
Cuidados com a higiene do local e com a vacinação também são essenciais para garantir a saúde dos animais durante o período de hospedagem.
As atividades de limpeza do local, banho e recreação exigem muita atenção, uma vez que os descuidos podem provocar acidentes e ferir os animais ou os próprios funcionários.
A recreação animal e o exercício físico são atividades importantes que facilitam o convívio dos bichos nesse novo ambiente. Uma programação intensa dessas atividades irá contribuir para que o animal durma à noite sem grandes problemas.