Se você vai iniciar sua atividades no ramo da apicultura, preocupe-se em providenciar boas placas de cera alveoladas. Sabe o por quê? Simples, as placas de cera são úteis porque promovem a padronização do formato dos favos, facilitando o transporte e permitindo a extração do mel.
E não é só isso. Com as placas de cera, o apicultor faz com que as abelhas produzam favos de mesmo formato, com a mesma capacidade de armazenamento de mel, podendo ser reutilizadas em todas as colmeias.
Se acabou? Não, ainda não. Além disso, o reaproveitamento dos favos, após a extração do mel, com sua devolução para as colmeias, representa enorme economia de energia para as abelhas. Segundo Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor do Curso CPT Manejo do Apiário – Mais Mel com Qualidade, “… para produzir um quilo de cera, as abelhas têm de consumir aproximadamente sete quilos de mel.”
E como conseguir as placas alveoladas de mel?
O apicultor obtém cera a partir de favos colhidos na natureza e também de favos danificados durante a colheita e extração do mel. Também podem ser adquiridas placas de cera alveolada de outros apicultores.