A marcenaria, como sabemos, pode ser definida como o local onde se confecciona móveis em madeira e seus derivados. É um mercado crescente e bem definido, no qual o marceneiro não só fabrica como também repara móveis e peças de madeira.

Até aí tudo bem, certo? Pois bem. Basicamente, os produtos de uma marcenaria são móveis fabricados sob encomenda, tendo como principal matéria-prima a madeira e seus derivados, explica José Reinaldo Moreira da Silva, professor do Curso CPT Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Móveis.

São fabricados, não apenas peças de móveis isoladas, como camas, mesas, cadeiras, armários, criados e outros. Mas também ambientes inteiros, como salas de jantar, dormitórios para adultos e crianças, cozinhas planejadas, escritórios, entre outros.

O marceneiro ainda desenvolve as seguintes atividades:


♦ elaborar traçados, marcações, formas e dimensões constantes nos desenhos ou esboços, em função da execução de cortes e entalhes;
♦ operar máquinas, instrumentos e ferramentas usadas na marcenaria;
♦ dominar técnicas de revestimento;
♦ conhecer técnicas de montagem de móveis, de acabamento, e, ainda, de afiação de ferramentas de corte;
♦ também deve ter pleno conhecimento das normas de segurança relacionadas à utilização de máquinas, instrumentos e ferramentas.


No Brasil, o setor moveleiro é caracterizado pela presença maciça de micro, pequenas e médias empresas, que trabalham nas mais diversas áreas. O faturamento médio do setor é 60% proveniente do segmento de móveis residenciais, 25% dos móveis de escritório e 15% dos móveis institucionais, ou seja, móveis escolares e similares.