Pimenta sem sementes arde menos. Verdade ou mentira? Verdade! Pois bem, vamos às explicações. Roseane Mendonça de Figueiredo, Prof.ª do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta, explica que a substância que confere a intensidade de seu sabor picante é proveniente de dois alcaloides ou, mais especificamente, de dois capsainoides: capsaicina e a dihidrocapsaicina, mais conhecidas como capsaicina.
A capsaicina, responsável pela pungência das pimentas, é a única substância que, usada externamente no corpo, gera endorfinas internamente que promovem uma sensação de bem-estar, acionando o potencial imunológico.
A concentração dessas substâncias nas diferentes espécies de pimentas é muito variável, mas, em todas elas, essas substâncias estão contidas quase que exclusivamente na placenta e nas sementes das pimentas.
Nas outras partes do fruto, a concentração de capsainoides é muito baixa e, consequentemente, o seu grau de ardência. Por esse motivo, ao tirar as sementes do fruto esse se torna menos ardido.