O passeio na rua é uma atividade fantástica, pois ela é uma das que mais exercita esses dois gastos de energia, além de trabalhar também o carinho.
O gasto de energia física e psicológica em conjunto é o ideal para manter o cão equilibrado e, consequentemente, calmo. Não adianta gastar somente a energia física ou somente a psicológica.
Uma das atividades que mais exercita esses dois gastos de energia é o passeio na rua. Ele é muito bom e importante, porque no animal esse instinto de migrar para conseguir água e comida, seguir um líder nessa busca, faz parte de seu instinto natural.
Ao passear com o dono, vai realizar o papel de líder, o que proporciona ao cão mais segurança e calma durante a caminhada. Vivenciar essas necessidades é muito importante, e proporciona uma grande sintonia do dono com o cachorro. Mas, para atingir esse objetivo, o dono não pode deixar o cão se tornar o líder; ele mesmo deve se portar como tal. Para isso, ao passear na rua, como donos, temos de comandar aonde vamos, a hora que vamos e como vamos durante o passeio.
O passeio na rua é um excelente recurso, porque, ao andar, gasta-se energia física e, ao farejar, gasta-se energia psicológica, além de proporcionar o carinho e o afeto entre o dono e o animal.
Ao cheirar cada canto e os outros cães que encontra no caminho, ele está a todo o momento interpretando as informações, pois eles interpretam o ambiente, principalmente, a partir do cheiro. Por isso, os machos marcam o território com a urina.
A partir dessas informações, ele sabe como se comportar nesse ambiente. Este é somente um dos motivos de por que passear na rua com o cachorro é importante.