O manejo de reprodutores e matrizes é uma das mais importantes práticas numa criação de suínos. “Para se ter uma ideia dessa importância, um macho deixa em média mil filhos ao longo de sua vida útil numa granja”, exemplifica Paulo César Brustolini, Professor do Curso CPT Criação de Suínos – Manejo de Reprodutores e Matrizes.

Por isso, deve-se ter total atenção na produtividade reprodutiva desses animais, se atentando para o momento de trocar esses animais por outros mais novos.

Considera-se vida útil ideal, quando se conserva a fêmea até o 5° ou 6° parto. A partir daí, a produtividade diminui e inicia uma série de problemas, já que animais mais velhos são mais propensos a infecções, problemas de parto etc.

A performance máxima das fêmeas se dá entre três e seis partos, razão por que mais de 50% das fêmeas devem estar nessa faixa etária. Um bom programa de reposição regular (40%) é essencial para melhorar a eficiência das matrizes.

Os machos devem ser conservados na granja por até três anos, quando começam a apresentar formas patológicas de espermatozoides e uma queda de produção desses gametas.