No cenário brasileiro, as perspectivas de desenvolvimento econômico e social são realmente extraordinárias!

“Estudos indicam que a expectativa para o ano 2030 é de uma população de aproximadamente 223 milhões de habitantes, e que 91% destas dessas pessoas estejam morando e trabalhando nos centros urbanos”, explica Fernando de Magalhães Júnior, professor do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Imobiliária.

E é aí que começa a nossa conversa, sabe por quê? Simplesmente porque essas pessoas precisarão de um lugar para morar e, ainda, muitas delas também precisarão de pontos comerciais para desenvolverem suas atividades.

Para ajudar essas pessoas, por sua vez, as imobiliárias terão de contar com profissionais treinados e capacitados. Eles, entre outras atividades, terão de captar imóveis para serem ofertados no mercado imobiliário.

A captação dos imóveis deve ser feita pelo pessoal técnico capacitado para atuar no ramo imobiliário, ou seja, por corretores de imóveis. Estes profissionais poderão ser funcionários da imobiliária ou poderão ser terceirizados, por meio de contratos de parcerias entre a empresa (imobiliária) e os denominados “captadores” (corretores de imóveis).

A corretagem de imóveis normalmente representa uma atividade bastante lucrativa para a imobiliária e os serviços voltados para este segmento envolvem basicamente:


– Atendimento aos clientes interessados na alienação de imóveis, fornecendo informações e subsídios para uma decisão;
– Captação de imóveis;
– Exame da documentação imobiliária;
– Vistoria e avaliação dose imóveis;
– Divulgação e oferta dos imóveis;
– Captação e atendimento de clientes interessados na aquisição;
– Intermediação na negociação imobiliária;
– Elaboração do contrato de compra e venda;
– Acompanhamento dos procedimentos burocráticos (escritura pública, registro imobiliário, tributação, etc.);
– Oferecimento de serviços especializados; etc.


É importante que os corretores de imóveis saibam proceder com competência para fazer a captação dos imóveis de forma correta e convincente.

O corretor de imóveis precisa estar ciente de que o mercado imobiliário é bastante concorrido, exigindo uma excepcional preparação técnica e informativa para demonstrar ao seu cliente: competência, ética, confiabilidade, eficiência e, sobretudo, paciência e persistência.